Carreira
Carreira
O ano de 2011 ficará marcado para sempre na carreira de Neymar Jr. O camisa 11 do Santos conquistou o Bicampeonato Paulista, marcando o gol do título, na final contra o rival Corinthians. O santos venceu este jogo por 2 a 1 e levantou a taça em plena Vila Belmiro, feito que jamais havia acontecido após uma final no formato mata-mata.
Mas Neymar Jr. e o elenco do Peixe queriam mais. Depois de 48 anos o Santos sagrou-se Tricampeão da Libertadores e se garantiu no Mundial de Clubes, no Japão. Neymar Jr. terminou a competição sul-americana como vice-artilheiro, com seis gols, incluindo o da grande final, contra o Peñarol, na vitória por 2 a 1 em um Pacaembu lotado.
Atuando na cidade japonesa de Toyota, o Peixe passou pelo Kashiwa Reysol após fazer 3 a 1 no campeão do Japão, pela semifinal do Mundial. Neymar Jr., Borges e Danilo marcaram os gols santistas. Na final, em Yokohama, o Santos perdeu para o Barcelona, por 4 a 0. O Santos tornou-se vice-campeão mundial, segundo melhor time do planeta em 2011.
Neymar Jr. já está na história do Santos não somente por ter conseguido o tão sonhado Tri da Libertadores e levar o alvinegro da Vila Belmiro para uma final de Mundial de Clubes depois de 48 anos, mas também por ser atualmente o maior artilheiro do clube após a Era Pelé e o 13º da história do Santos.
Em 2012, ano do Centenário do Santos FC, Neymar Jr. começou a temporada marcando o seu 100º gol na carreira no clássico contra o Palmeiras, no dia 5 de fevereiro, data de seu aniversário. Buscando a quarta final consecutiva de estadual e o tricampeonato, o Santos venceu o duelo das quartas de final contra o Mogi Mirim, 2 a 0, e na semifinal, fora de casa, contra o rival São Paulo, 3 a 1. Neymar Jr. fez os três gols desta partida e marcou o 100º com a camisa do clube. Na grande final, contra o Guarani, o Santos FC venceu os dois jogos, 3 x 0 e 4 x 2, e se tornou Tricampeão Paulista após 43 anos. Além de ser importante para a conquista do 20º título estadual do Alvinegro Praiano, Neymar Jr. foi o artilheiro isolado da competição, com 20 gols.
Tricampeão da Libertadores da América, o Santos chegou até a semifinal do torneio sul-americano. Neymar Jr. marcou oito gols e ao lado de Matias Alustiza, do Deportivo Quito, foi o goleador máximo da Taça Libertadores em 2012. Junto com Robinho, o camisa 11 do Santos é o segundo jogador do clube que mais fez gols somando as edições deste campeonato, com 14 tentos. O Rei Pelé é o primeiro com 17 gols.
Com a faixa de capitão no braço, Neymar Jr. levantou a taça da Recopa Sul-Americana, após o Santos FC vencer a Universidad de Chile por 2 a 0 no Pacaembu. Campeão da Libertadores em 2011, o time da Vila Belmiro conquistou o segundo troféu no ano de seu centenário superando o campeão da Copa Sul-Americana. As equipes empataram em 0 a 0 em Santiago, no Chile, e Neymar Jr. e Bruno Rodrigo garantiram os gols santistas em território brasileiro. Este foi o nono título internacional do Santos FC e o sexto de Neymar Jr. pelo clube.
Na sua quarta disputa de Campeonato Brasileiro, NJr. ajudou o Santos a terminar a competição na oitava posição. O atacante alcançou uma grande marca pessoal se tornando o segundo maior artilheiro do Peixe em nacionais, atrás apenas de Pelé. O jogador terminou a temporada com 43 gols pelo Santos FC. Contando os tentos pela Seleção Brasileira, Neymar Jr. anotou 56 gols em 66 partidas, finalizando mais um importante ano de sua carreira.
Com 21 anos Neymar Jr. é o único jogador da história do Santos FC presente em cinco finais seguidas de Campeonato Paulista no formato mata-mata. O Peixe foi vice-campeão Paulista em 2013 após perder para o Corinthians o jogo de ida e empatar o de volta. Neymar Jr. foi eleito pela quarta vez consecutiva o melhor jogador da competição e também ficou com a vice-artilharia do estadual com 12 gols.
Vestir a camisa da Seleção Brasileira em uma importante competição no Brasil é uma honra para poucos jogadores de futebol. Neymar Jr. teve este privilégio e atuando com a camisa 10 disputou a Copa das Confederações. O jogador jogou as cinco partidas do torneio e ao lado de seus companheiros venceu todos os jogos. Na grande final, contra a Espanha, no Maracanã, o Brasil fez 3 a 0 com dois gols de Fred e um de Neymar Jr. e conquistou o tetra da Copa das Confederações. NJr. foi eleito o melhor jogador do campeonato e também foi o vice-artilheiro com quatro gols marcados.
No FC Barcelona, Neymar Jr. ganhou seu espaço em pouco tempo. O jogador jogou e venceu a partida que vale o Troféu Joan Gamper, que marca o início da temporada do time catalão. Depois, Neymar Jr. foi importante na conquista da Supercopa da Espanha, contra o Atlético de Madrid. O camisa 11 do time azul-grená fez o gol de empate no 1 a 1 fora de casa, no estádio Vicente Calderón. Já no Camp Nou, as equipes empataram sem gols e o Barcelona deu a largada na temporada 2013/2014 com uma prestigiada taça.